Rebranding Agostinni
Direção de arte: Átila Naddeo
Elaboração da identidade visual e manual de aplicação da marca: Diogo Navarro
Contexto
Com o intuito de refletir os 25 anos de tradição Agostini, a marca foi construída tendo como base conceitual e visual os ofícios artísticos tradicionais da Itália, tais como os mosaicos e os cristais de Murano.
A técnica de mosaico é uma arte antiga (o registro mais antigo data de 3.500 a.C, na Mesopotâmia) e foi amplamente difundida em toda Itália, tendo sua primeira aparição em Roma no século I e atingindo seu apogeu durante o período do império bizantino.
Murano é uma ilha situada a 1km de Veneza. Ganhou fama no século XIV pela produção de miçangas de cristal e espelhos. Murano pode ser considerada como uma das maiores produtoras de cristal da Europa.
O visual dos cristais de Murano preserva, como principal característica, a simetria aleatória também encontrada nos mosaicos. Neste sentido, a marca Agostini ganha tradicionalidade e aspecto de joalheria artística, ao mesmo tempo em que as cores escolhidas representam a força, o calor e os elementos diretamente ligados à alimentação.
2015